PROPOSTA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL

Na proposta do material, buscamos reunir um conjunto de práticas pedagógicas que têm como objetivo proporcionar experiências diversas às crianças em campos mais amplos de aprendizagens. As experiências partem do nível de desenvolvimento das crianças, da sua atividade expontânea, estimulando o seu desejo de criar, explorar e transformar, incentivando formas de ação progressivamente, mais complexas. O papel do educador, nessa perspectiva, é muito importante, pois é ele que faz a mediação educativa, resgatando experiências anteriores que os alunos vivenciaram por meio de perguntas motivadoras e pertinentes.

As diferentes atividades propostas devem ser vistas de forma articulada, consideradas ações que promovam apredizagens significativas e o desenvolvimento integral dos alunos, e não proposições que visem a conteúdos compartimentados, estanques. Isso porque a construção do conhecimento se processa de forma integrada.

Desse modo, apresentamos a seguir um guia para orientar o planejamento anual do professor, reforçando a necessidade de ler o Manual correspondente a cada Caderno a fim de que possa elaborar, com detalhes, o percurso que será desenvolvido em cada bimestre, contemplando não apenas as atividades propostas no material, mas também as que farão parte do projeto particular da escola.

“Aqui o nosso sistema de ensino tem a força de um leão”.